segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O Rock 'n' Roll e seus estilos parte 3

Década de 1980

New wave: intermediário entre o pop e o punk. Recebeu também influências da disco music e dos ritmos jamaicanos reggae e ska. Seus principais nomes foram: The B-52's, Talking Heads, The Police, Culture Club, Duran Duran, New Order entre outros.

Heavy metal: baseado no hard rock, já existiam músicas e bandas de heavy metal na década anterior, como Judas Priest e Motörhead, mas foi nos anos 80 que o metal se concretizou como um estilo próprio, criando suas vertentes e abandonando as características do rock and roll. Nesta época o metal ganhou força, surgindo a qualidade musical e destreza de seus músicos. As músicas tem velocidade em riffs e solos,.Entre os exemplos citam-se Iron Maiden, Judas Priest, Motörhead, Saxon, Accept, Manowar.,entre vários outros em seus sub-genêros.

Thrash metal: estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rápido do que o heavy metal, porém usualmente com uma bateria mais estática, com menos repiques. As letras são usualmente gritadas pelos vocalistas, numa espécie de tentativa de se adequar aos temas violentos por elas retratadas. Entre os exemplos citam-se Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Kreator, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.

Power metal: o metal melódico é uma versão com coro do heavy metal tradicional criado em meados dos anos 80 por uma banda alemã chamada Helloween e faz criticas sobre governos atuais ou medievais, fala também sobre coisas medievais como guerras, dragões, cavaleiros e etc. Entre os exemplos citam-se Helloween, Stratovarius, Blind guardian, Rhapsody e Angra

Post-punk: mais intelectualizado e intimista que o punk rock, o pós-punk caracteriza-se pelas letras existencialistas e pessimistas, o ênfase no baixo e na bateria e as influências do art rock, do proto-punk e do krautrock. As principais bandas do post-punk são Joy Division, Public Image Ltd, The Cure, Siouxsie & the Banshees, Echo & the Bunnymen, The Fall, Gang of Four, Jesus and Mary Chain e The Smiths.

Gothic rock: em música, chama-se de gótico, em geral, o rock com predominância de tons menores. Frequentemente trata de passagens tristes e melancólicas em suas letras. Outra característica do gótico é o uso de aparelhos de música eletrônica. Exemplos: Bauhaus, Alien Sex Fiend, Christian Death, Sisters of Mercy e The Birthday Party. Há muita confusão por parte dos ouvintes de gothic metal, que tem pouca relação com o rock gótico.

Rock alternativo ou indie rock: rock alternativo, ou independente, é o movimento que procura sonoridades diferentes dentro do rock, fugindo do hard rock. Usam de um apelo diferente, trazendo influências de outros estilos e experimentando coisas novas, como o Sonic Youth e Pixies. O termo indie vem de independent, "independente", ou seja, bandas underground que não tinham apoio das grandes gravadoras. O rótulo de rock alternativo é usado para enquadrar tudo que não se enquadra nos outros nomes.

Hardcore: Dead Kennedys, Discharge e Exploited são apenas alguns dos nomes mais conhecidos desta variante do punk, muito mais barulhenta e politicamente orientada (por isso denominada por alguns de "anarco-punk"). Bandas como Bad Religion, Descendents e Hüsker Dü ( as duas ultimas faziam um hardcore / punk rock mais limpo com letras voltadas ao cotidiano), deram origem ao Hardcore Melódico, que fez escola nos anos 90.

Emo: foi um gênero de música dos anos 1980 baseado no Hardcore, referindo-se ao cenário punk de Washington, DC onde diversas bandas compunham suas músicas num lirismo mais emotivo que o habitual. Bandas-líder: Embrace, Rites of Spring.

Funk metal: inspirado no balanço “funky” misturado a outras vertentes como o "heavy metal", o funk metal tomou forma nos anos 80, principalmente por causa de bandas como: Red Hot Chili Peppers, Faith No More, Rage Against the Machine, Beastie Boys, Suicidal Tendencies, Jane's Addiction, Living Colour e Primus,o Funk Metal começou em meados dos anos 80 com Red Hot Chili Peppers


Nenhum comentário: